12 de janeiro de 2011

Iluminação

A iluminação da vivenda foi algo que nunca pensámos dar tanto trabalho a idealizar e a pensar onde colocar os pontos de luz. Temos sido nós a idealizar tudo e em conjunto tiramos dúvidas e pedimos algumas opiniões com o electricista.

Inicialmente pensávamos em colocar spots, por ser o que agora se vê nas casas contra o antigo e único ponto de luz no centro do tecto da divisão.

Depois de fazer vários desenhos e colocar imensas bolinhas/rectângulos (halogeneo) - bem te entendo MSilva - pelos tectos da casa, decidimos que não ia ficar muito bem e além do mais a conta da luz ao fim do mês upa upa......

Tinhamos já em ideia colocar ou optar por LEDS, por ser mais económico, mas os spots tinham de ser imensos (por a casa ser grande) e como os nossos tectos não são direitos (normais) têm desniveis, esta opção não ficaria bem.

Uma outra ideia que nos tinha surgido, era fazer uma especie de sanca a toda a volta das paredes e aí colocar a iluminação, que poderia ser LEDS ou T5 (tubulares) como podem ver na imagem abaixo:















Mas ainda assim não estavamos satisfeitos com a ideia........isto parece ser simples, mas estão aqui muitos dias e muitas horas gastas a pensar nisto.......

Finalmente lembrámo-nos do seguinte, como vamos ter tecto falso, optámos por em certos pontos da casa, colocar entre o fim do tecto e inicio da parede, uma especie de calha à face do tecto, com reentrância para dentro, onde se vão encontrar as fitas de LEDS (imagem abaixo).








Será algo parecido com a imagem abaixo:










Os LEDS vão ficar distribuidos pela casa da seguinte maneira:


















Legenda: Vermelho (fita leds no exterior), Azul (fita leds interior), Verde (spots leds)

Contudo, sabemos que somente os LEDS não iluminam na totalidade a casa, pelo que terão depois de ser adicionados em alguns pontos da casa, a titulo decorativo, alguns candeeiros para suplementar os LEDS, como por exemplo, na sala de jantar (penso ter um candeeiro de pé alto, porque de resto, o aquario da sala de estar já vai dar muita iluminação).
Na zona dos quartos, optámos por colocar também em frente aos roupeiros 2 spots de LEDS para ter maior iluminação no seu interior, assim como, nas instalações sanitárias.

A cozinha é o único sitio da casa que ainda estamos um pouco na dúvida. Já pensámos em fazer um U com as fitas de LEDS, mas é pouca luz....... ou então optar no U por colocar T8/T5....ainda andamos a pensar nesta zona........

No exterior também já idealizámos alguns pontos de luz, mas aí penso que serão também de leds, devido ao tempo que estarão ligados e como forma de poupar energia. Mais tarde colocarei um post com as respectivas localizações. Apenas mencionei no desenho em cima, a zona das varandas onde também ficarão fitas de leds.

Relativamente ao tipo de LEDS que vamos usar, em breve vou colocar um post.

1 comentário:

Mãe disse...

Olá!!!! Obrigada pela ajuda, podes dizer-me onde posso ir pedir ajuda/preços? Obrigada :)